Neste ano de 2012, nossa escola tomou como base de estudos o projeto: "PLANETA TERRA, MINHA CASA.
Eu cuido e você?"
É importante que cada indivíduo seja conscientizado da necessidade de cuidar do nosso planeta, de economizar água e energia; que aprenda a reciclar o seu lixo, que saiba preservar o meio ambiente, que respeite a biodiversidade, que compreenda o desenvolvimento sustentável como única forma de garantir a qualidade de vida e a sobrevivência da humanidade. Quanto mais cedo o tema for abordado com os alunos, maiores as chances de estimular a retidão pela preservação.
Por isso que a escola estimulou os alunos a se empenharem nessa ideia e juntos trabalharmos os diversos aspectos que compõe a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade do nosso planeta.
O presente projeto está atrelado a Gincana Ambiental promovida pela Secretaria da Educação, desenvolvido por todas as escolas da Rede Municipal de Indaial. A Escola Básica Mulde Baixa, juntamente com alunos da educação infantil (4 e 5 anos) e ensino fundamental (1º ao 9º ano), professores e demais funcionários desempenharam suas tarefas com muito esmero e dedicação.
A Gincana apresenta 10 provas a serem realizadas simultaneamente.
"Só uma sociedade bem informada a respeito da riqueza, do valor e da importância da biodiversidade é capaz de preservá-la." (Washington Novaes)
PROVA 1 - REAPROVEITANDO
A Gincana apresenta 10 provas a serem realizadas simultaneamente.
PROVA 1 - REAPROVEITANDO
Os alunos juntamente com as professoras de Artes e Língua Portuguesa deveriam construir um mascote com materiais recicláveis para representar a escola e escolher um nome para o mesmo.
Foi eleito entre os alunos como animal representante da escola e da gincana: a CORUJA, e tão logo recebeu o nome de "Coruja Guardiã do Ribeirão da Mulde"
"Coruja Guardiã do Ribeirão da Mulde"
Confeccionada com copinhos plásticos pequenos e forminhas de brigadeiros |
"As leis da natureza nada mais são que pensamentos matemáticos de Deus." (Johannes Kepler)
PROVA 2 - APRIZINHO
Nesta prova, foi entregue aos alunos um livreto: APRIZINHO, doado pela FURB com informações pertinentes ao tema: Reciclagem. Desenvolveu-se atividades diferenciadas, ficando a critério do professor de cada turma para explorar com os alunos os conhecimentos sobre a temática. Segue abaixo registros das turmas envolvidas na prova, cada qual com suas respectivas atividades.
1º ANO - Jogos e atividades lúdicas de alfabetização sobre Reciclagem - Profª:Joelma e Larissa
2º ANO - Confecção de brinquedos com materiais recicláveis - Profª: Daniela e Débora
3º ANO
Jogos Pedagógicos na Informática - Profª: Débora
Cartazes e Jogos em grupos - Profª:Nilse
Jogos e Atividades Lúdicas - Educação Física Profª: Ana Teresa
5º ANO - Profª: Adriana
Confecção de uma trilha com perguntas sobre Reciclagem
6º ANO - Língua Portuguesa - Profª: Elenice
Cartazes Informativos
Educação Física - Profº Ana Teresa
8º ano - Entrevista com profissionais do Meio Ambiente
Explicando sobre a "APRI"
Vídeo gravado pelo grupo de alunos do 8º ano, cujo tema é: Entrevista de hoje é sobre a temática "Reciclagem"
9º ano - História - Profª: Eveli
Redação sobre o Tema
Prova 3 – DE BEM COM A
VIDA
Esta prova da
Gincana foi realizada pela professora Nilse com a turma do 3º ano, juntamente com o 4º ano (profª Thiciana).
Na qual tinha como função desenvolver atividades direcionadas ao tema: "Viver com
Saúde é uma arte". Depois que as atividades foram realizadas divulgar a comunidade escolar, bem como ativar a horta
escolar e a compostagem. A professora usou de todas as
ferramentas disponíveis para estimular os alunos a ter hábitos saudáveis como
alimentação e atividades físicas.
3º e 4º ano - Caminhada física - Professores: Nilsa, Thiciana, Ana Teresa e o Diretor Itamar
Alunos do: 3º e 4º anos
Ginástica Laboral - 9º ano - Educação Física - Profº: Ingwald
3º ano - Reativando a Horta - Profª: Nilse, merendeiras e Zelador
Horta Suspensa
4º ano
Profª: Thiciana
Reativando a Compostagem - 3º ano - Profª: Nilse e merendeiras.
Prova 4 - RAP
5º ano - Profª: Adriana
Nessa prova o alunos do 5º ano
juntamente com a professora Adriana criaram e apresentaram um RAP alusivo ao
Meio Ambiente. O RAP foi apresentado durante o II Festival Literário de Indaial
no mês de maio de 2012.
Prova 5 – ECOCOMUNICAÇÃO
5° ano - Profª: Adriana, Ana Teresa e Débora
A prova foi realizada pela turma do 5º ano e tem como
função expor atividades dinâmicas com dicas ecológicas para ser distribuído por
meio de fins de anúncios educativos como: marca-página, folder, jornal,
boletim, dentre outros). Foi feito foldêres com desenho de aluno e dicas
ecológicas, bem como feito mobilização por meio de caminhada nas ruas do bairro
Mulde. Cada aluno entregou nas residências o folder e falou sobre a campanha.
Prova 6 – BAÚ DE MEMÓRIAS
8º ano - Profª: Eveli, Maike, Nilse e Vilma
Nessa prova tinha a função de organizar um baú com objetos e fatos marcantes que aconteceram em nossa cidade e bairro no decorrer dos últimos 50 anos. Resgatar a história do bairro e trabalhar com os alunos a seguinte proposta: Como eu gostaria que minha cidade e meu bairro fosse daqui 50anos? Após essa abordagem os alunos do 8º ano organizaram uma mostra de trabalhos com objetos e fotos antigas (mini museu), maquetes, cartazes e desenhos que idealizavam a cidade dos sonhos ou o bairros dos sonhos.
8º ano - Entrevista com a Sra. Elinor Westphal
Visita à casa da Sra. Érica Erdmann e Sr. João Alegre
Mobília antiga |
Construção antiga
Utensílios
Arquitetura
Maquete: BAIRRO ATUAL E DOS MEUS SONHOS
8º ano - História
Profª: Eveli
Profª: Eveli
Passado
Futuro
Prova: 7 – ECOPONTO
POSTO DE COLETA COMUNITÁRIA
Nesta prova a Escola Básica Mulde Baixa estimulou os alunos na mobilização quanto a coleta de objetos como: celulares, pilhas e baterias (celular). A escola tinha como função criar um recipiente destinado ao recolhimento desses objetos e instituir um ECOPONTO na escola para toda a comunidade. A turma do 9º ano esteve a frente da atividade desenvolvida.
9º ano
"Aqueles que têm um grande autocontrole,
ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação
juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em
silêncio."
(Mahatma Gandhi)
Prova 8 : SARAU ECOLÓGICO
Festa das Tradições - 18 de agosto de 2012
Essa prova consiste num evento cultural e musical, onde as pessoas se encontram para se expressarem e se manifestarem artisticamente. Portanto, foi realizado essa prova com todas as turmas na 4ª Festa das Tradições da Escola Básica Mulde Baixa, no dia 18 de agosto de 2012, cujo tema do projeto está vinculado a gincana: "Planeta Terra, Minha Casa. Eu cuido e você?"
Sou grande, mas não redonda...
Dizem que sou azul, até me chamam de planeta azul. Em meu corpo a água
predomina, mas meu nome é Terra. Pareço uma bola, e falando em bola tem muitas
em minha vida e em volta de mim. Em cada pedacinho de mim há um povo com suas
crenças, costumes, comidas e vestimentas. Minha vida é girar constantemente.
Giro, quico, escorrego, rebolo. Estou sempre correndo, deslizando. Afinal, sou
a terra, sou água, sou Cosmos, sou mundo que rola num fundo sem fundo.
Coral: Música: "A terra pede socorro" – Alunos: 1º ao 5º ano - Profª: Joanilda
Grupo de Ginástica Rítmica – GRD da Escola Mulde Baixa – Profª: Gisele
Coral sob a regência da profª: Joanilda:
Músicas: Planeta Água
(em espanhol).
Amigo é.
Um dos
objetivos da Educação Infantil é ampliar o repertório cultural, resgatando os costumes,
valores, tradições, festas populares, músicas e a interação das crianças com o
meio ambiente, familiar, escolar e social. Diante disso, os alunos
interpretaram por meio da dança a música: As
mocinhas da cidade, recordando os momentos alegres da nossa história.
Dança: "As mocinhas da cidade"
Turma da Educação Infantil: 4 e 5ª anos
Professoras: Marisete, Rosinei e Tayla.
O homem é parte da natureza e sua guerra contra a
natureza é inevitavelmente uma guerra contra si mesmo... Temos pela frente
um desafio como nunca a humanidade teve de provar a maturidade e domínio,
não da natureza, mas de nós mesmos.
Música: "Meu
Barquinho"
Alunos: Gabriel (5º ano) e Tatiana (7º ano)
Alunos: Gabriel (5º ano) e Tatiana (7º ano)
Todos tem direito a água potável, ao ar puro, a uma quantidade mínima necessária de comida com qualidade, aos solos não contaminados, a casa para morar e ao saneamento básico que garantam dignidade e qualidade de vida. O direito à educação para todas as pessoas deve ser respeitado e exigido por todos nós, como condição para atinjamos uma situação de subsistência sustentável em toda a Terra.
Turmas: 1º e 3º anos
Música e
dança: "Planeta Terra"
Professoras: Joelma e Nilsa.
Adotar
padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades
regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.
Reduzir,
reutilizar e reciclar materiais usados nos sistemas de produção e consumo e
garantir que os resíduos possam ser assimilados pelos sistemas ecológicos.
Teatro e Música: "Turma da Mônica em um plano para salvar o Planeta"
5º ano
Profª: Adriana
Profª: Adriana
Para mudarmos o mundo, precisamos reconstruir as
bases de nosso relacionamento, pautado na harmonia, no respeito, na
reverência pela natureza e na consciência de que a vida, para continuar
existindo, depende da interdependência de todos os seres vivos.
Dança e música: "Aquarela do Brasil "
Turmas: 2º e 4º anos
Professoras: Daniela e Thiciana
Sei que o mundo é mais que a casa, mais que a rua,
mais que a escola, mais que a mãe e mais que o pai. Sei que é grande e
cheio de belezas multi cores...
Poesia: "Turma da Monica e as Cores"
Declamada pelas alunas: Amanda
e Khatlyn
3º ano
Profª: Nilsa
O consumismo desenfreado que rege o modo de vida de
muitas pessoas, leva-as a comprar coisas desnecessárias, a gastar mais
dinheiro do que seria preciso para se manterem. Com isso, alimentam o modo
de produção extrativista, contribuindo para a degradação dos recursos da natureza.
Devemos procurar desejar somente o que necessitamos para viver.
Rap do Meio Ambiente
5º ano
Profª: Adriana
Aceitar que, com o direito de
possuir, administrar e usar os recursos naturais, vem o dever de prevenir os
danos ao meio ambiente e de proteger os direitos das pessoas. Assumir que, com
o aumento da liberdade, dos conhecimentos e do poder, vem a maior
responsabilidade de promover o bem comum.
Músicas: "O sol"
"É preciso saber viver"
Acompanhamento musical violão
8º ano
Azul os mares, as águas o céu...
Verde? As árvores de esperança,
isso tudo contagia o coração de uma criança. A natureza esquecida clama a
justiça, a natureza já não tem tanta beleza. Ela está perdendo a cor, e para
ajuda-lo basta um pouco de amor.Pois, preserva-la não é nada mais que um dever,
é ajuda-la a viver. Mas não preciso de olhos para
ver, nem de mãos para tocar, mas preciso de coração para sentir. Sentir que um
dia a Terra pode melhorar.
Aluna: Khatlyn canta a música: Dona Cilá de Maria Gadu
3º ano
Profª:
Nilsa
A escolha é nossa: formar uma
aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros ou arriscar a nossa
destruição e a diversidade da vida. São necessárias mudanças fundamentais em
nossos valores, instituições e modos de vida. O espírito de solidariedade
humana e de parentesco com toda a vida é fortalecido quando vivemos com
reverência o mistério da existência, com gratidão pelo dom da vida e com
humildade em relação ao lugar que o ser humano ocupa na natureza.
"Dança Pau de Fita"
Turmas: 5º e 6º anos
Profª: Ana Teresa
A humanidade é parte do vasto
universo em evolução. A Terra ,
nosso lar, é viva como uma comunidade de vida incomparável. As forças da
natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra
providenciou as condições essenciais para a preservação da vida.
7º ano
Música: "O caderno" e poema: Homenagem ao Trabalhador
Profª: Elenice
Quanto mais a ciência se
desenvolve, mais definitivamente se percebe da importância que todos os seres
vivos possuem para a manutenção da vida em nosso planeta e para o bem estar de
toda a humanidade.
Participação do Grupo da 3ª Idade de Indaial
Grupo de Dança da 3ª idade
A natureza nos presenteou e continua a presentear
com muitas belezas e muitos recursos para que pudéssemos ter uma vida
digna e agradável. Mas, não é somente para nós que estão disponíveis esses
recursos e essas belezas. Elas devem estar disponíveis, também, para as
futuras gerações.
Grupo de Dança
5º ao 9º ano
Músicas: “Pout Pourri”- Temas de Novelas
Profª: Tayla
PROVA 9 – AMBIENTE ONLINE
BLOG DA ESCOLA BÁSICA MULDE BAIXA
Nessa prova a função é criar um blog com informações relacionadas a Gincana Ambiental e o Meio Ambiente. O Blog ficou sob responsabilidade da professora de informática pedagógica: Débora. Visto que o blog será usado para postagens de todas as atividades, eventos e fotos da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Blog da Escola Básica Mulde Baixa entrou no espírito natalino.....que dezembro venha com muitas alegrias, esperanças renovadas, aprendizagens, fé.....E QUE VENHA 2015....