quinta-feira, 30 de agosto de 2012

GINCANA AMBIENTAL 2012

Neste ano de 2012, nossa escola tomou como base de estudos o projeto: "PLANETA TERRA, MINHA CASA. 

Eu cuido e você?"


É importante que cada indivíduo seja conscientizado da necessidade de cuidar do nosso planeta, de economizar água e energia; que aprenda a reciclar o seu lixo, que saiba preservar o meio ambiente, que respeite a biodiversidade, que compreenda o desenvolvimento sustentável como única forma de garantir a qualidade de vida e a sobrevivência da humanidade. Quanto mais cedo o tema for abordado com os alunos, maiores as chances de estimular a retidão pela preservação.
Por isso que a escola estimulou os alunos a se empenharem nessa ideia e juntos trabalharmos os diversos aspectos que compõe a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade do nosso planeta.

O presente projeto está atrelado a Gincana Ambiental promovida pela Secretaria da Educação, desenvolvido por todas as escolas da Rede Municipal de Indaial. A Escola Básica Mulde Baixa,  juntamente com alunos da educação infantil (4 e 5 anos) e ensino fundamental (1º ao 9º ano), professores e demais funcionários desempenharam suas tarefas com muito esmero e dedicação. 
A Gincana apresenta 10 provas a serem realizadas simultaneamente. 

"Só uma sociedade bem informada a respeito da riqueza, do valor e da importância da biodiversidade é capaz de preservá-la." (Washington Novaes)


PROVA 1 - REAPROVEITANDO

Os alunos juntamente com as professoras de Artes e Língua Portuguesa deveriam construir um mascote com materiais recicláveis para representar a escola e escolher um nome para o mesmo. 
Foi eleito entre os alunos como animal representante da escola e da gincana: a CORUJA, e tão logo recebeu o nome de "Coruja Guardiã do Ribeirão da Mulde"


"Coruja Guardiã do Ribeirão da Mulde"


Confeccionada com copinhos plásticos pequenos e forminhas de brigadeiros


"As leis da natureza nada mais são que pensamentos matemáticos de Deus." (Johannes Kepler)



PROVA 2 - APRIZINHO

Nesta prova, foi entregue aos alunos um livreto: APRIZINHO, doado pela FURB com informações pertinentes ao tema: Reciclagem. Desenvolveu-se atividades diferenciadas, ficando a critério do professor de cada turma para explorar com os alunos os conhecimentos sobre a temática. Segue abaixo registros das turmas envolvidas na prova, cada qual com suas respectivas atividades.


1º ANO - Jogos e atividades lúdicas de alfabetização sobre Reciclagem - Profª:Joelma e Larissa






















































2º ANO - Confecção de brinquedos com materiais recicláveis - Profª: Daniela e Débora













3º ANO

Jogos Pedagógicos na Informática - Profª: Débora 






Cartazes e Jogos em grupos - Profª:Nilse
















Jogos e Atividades Lúdicas - Educação Física Profª: Ana Teresa


















5º ANO - Profª: Adriana

Confecção de uma trilha com perguntas sobre Reciclagem














6º ANO - Língua Portuguesa - Profª: Elenice

Cartazes Informativos






Educação Física - Profº Ana Teresa














 8º ano - Entrevista com profissionais do Meio Ambiente
Explicando sobre a "APRI"
 


Vídeo gravado pelo grupo de alunos do 8º ano, cujo tema é: Entrevista de hoje é sobre a temática "Reciclagem"



9º ano - História - Profª: Eveli

Redação sobre o Tema







Prova 3 – DE BEM COM A VIDA

Esta prova da Gincana foi realizada pela professora Nilse com a turma do 3º ano, juntamente com o 4º ano (profª Thiciana). Na qual tinha como função desenvolver atividades direcionadas ao tema: "Viver com Saúde é uma arte". Depois que as atividades foram realizadas divulgar a comunidade escolar, bem como ativar a horta escolar e a compostagem. A professora usou de todas as ferramentas disponíveis para estimular os alunos a ter hábitos saudáveis como alimentação e atividades físicas. 




3º ano - Alimentação Saudável










 3º e 4º ano - Caminhada física - Professores: Nilsa, Thiciana, Ana Teresa e o Diretor Itamar




















                                                                   
Alunos do: 3º e 4º anos


Ginástica Laboral - 9º ano - Educação Física - Profº: Ingwald





 


3º ano - Reativando a Horta - Profª: Nilse, merendeiras e Zelador






















Horta Suspensa 
4º ano 
Profª: Thiciana






Reativando a Compostagem  - 3º ano - Profª: Nilse e merendeiras.








Prova 4 - RAP  

5º ano - Profª: Adriana

Nessa prova o alunos do 5º ano juntamente com a professora Adriana criaram e apresentaram um RAP alusivo ao Meio Ambiente. O RAP foi apresentado durante o II Festival Literário de Indaial no mês de maio de 2012.










Prova 5 – ECOCOMUNICAÇÃO 

5° ano - Profª: Adriana, Ana Teresa e Débora

A prova foi realizada pela turma do 5º ano e tem como função expor atividades dinâmicas com dicas ecológicas para ser distribuído por meio de fins de anúncios educativos como: marca-página, folder, jornal, boletim, dentre outros). Foi feito foldêres com desenho de aluno e dicas ecológicas, bem como feito mobilização por meio de caminhada nas ruas do bairro Mulde. Cada aluno entregou nas residências o folder e falou sobre a campanha.










































Prova 6 – BAÚ DE MEMÓRIAS


8º ano - Profª: Eveli,  Maike, Nilse e Vilma 

Nessa prova tinha a função de organizar um baú com objetos e fatos marcantes que aconteceram em nossa cidade e bairro no decorrer dos últimos 50 anos. Resgatar a história do bairro e trabalhar com os alunos a seguinte proposta: Como eu gostaria que minha cidade  e meu bairro fosse daqui 50anos? Após essa abordagem os alunos do 8º ano organizaram uma mostra de trabalhos com objetos e fotos antigas (mini museu), maquetes, cartazes e desenhos que idealizavam a cidade dos sonhos ou o bairros dos sonhos.


Confecção do Mapa de Indaial





Entrevista com o  Sr. Odilo Hobus - 6º ano 






8º ano - Entrevista com a Sra. Elinor Westphal 













                                  Visita à casa da Sra. Érica Erdmann e Sr. João Alegre



Mobília antiga




 Construção antiga












 Utensílios 




 Arquitetura







Maquete: BAIRRO ATUAL E DOS MEUS SONHOS

8º ano - História 
Profª: Eveli


Passado


Futuro



Prova: 7 – ECOPONTO

 POSTO DE COLETA COMUNITÁRIA

Nesta prova a Escola Básica Mulde Baixa estimulou os alunos na mobilização quanto a coleta de objetos como: celulares, pilhas e baterias (celular). A escola tinha como função criar um recipiente destinado ao recolhimento desses objetos e instituir um ECOPONTO na escola para toda a comunidade. A turma do 9º ano esteve a frente da atividade desenvolvida. 

9º ano


 




"Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio."
(Mahatma Gandhi)


Prova 8 : SARAU ECOLÓGICO

Festa das Tradições - 18 de agosto de 2012



Essa prova consiste num evento cultural e musical, onde as pessoas se encontram para se expressarem  e se manifestarem artisticamente. Portanto, foi realizado essa prova com todas as turmas na 4ª Festa das Tradições da Escola Básica Mulde Baixa, no dia 18 de agosto de 2012, cujo tema do projeto está vinculado a gincana: "Planeta Terra, Minha Casa. Eu cuido e você?"



Sou grande, mas não redonda... Dizem que sou azul, até me chamam de planeta azul. Em meu corpo a água predomina, mas meu nome é Terra. Pareço uma bola, e falando em bola tem muitas em minha vida e em volta de mim. Em cada pedacinho de mim há um povo com suas crenças, costumes, comidas e vestimentas. Minha vida é girar constantemente. Giro, quico, escorrego, rebolo. Estou sempre correndo, deslizando. Afinal, sou a terra, sou água, sou Cosmos, sou mundo que rola num fundo sem fundo.




 

 Coral: Música: "A terra pede socorro" – Alunos: 1º ao 5º ano  - Profª: Joanilda


Cada um de nós pode contribuir para a construção de um outro mundo! Se ajudarmos e amarmos aos outros viveremos com muito mais alegria e satisfação. Independentemente de nossa origem, do lugar onde vivemos ou de nossas crenças, com certeza, podemos ajudar a melhorar a convivência nesse mundo!












Grupo de Ginástica Rítmica – GRD  da Escola Mulde Baixa – Profª: Gisele


Coral sob a regência da profª: Joanilda:
Músicas: Planeta Água (em espanhol).
Amigo é.








Um dos objetivos da Educação Infantil é ampliar o repertório cultural, resgatando os costumes, valores, tradições, festas populares, músicas e a interação das crianças com o meio ambiente, familiar, escolar e social. Diante disso, os alunos interpretaram por meio da dança a música: As mocinhas da cidade, recordando os momentos alegres da nossa história.









Dança: "As mocinhas da cidade" 
Turma da Educação Infantil: 4 e 5ª anos 
Professoras: Marisete, Rosinei e Tayla.


O homem é parte da natureza e sua guerra contra a natureza é inevitavelmente uma guerra contra si mesmo... Temos pela frente um desafio como nunca a humanidade teve de provar a maturidade e domínio, não da natureza, mas de nós mesmos.




Música: "Meu Barquinho" 
Alunos: Gabriel (5º ano) e Tatiana (7º ano)


Todos tem direito a água potável, ao ar puro, a uma quantidade mínima necessária de comida com qualidade, aos solos não contaminados, a casa para morar e ao saneamento básico que garantam dignidade e qualidade de vida. O direito à educação para todas as pessoas deve ser respeitado e exigido por todos nós, como condição para atinjamos uma situação de subsistência sustentável em toda a Terra.






Turmas: 1º e 3º anos

Música e dança: "Planeta Terra"
Professoras: Joelma e Nilsa.


Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.
Reduzir, reutilizar e reciclar materiais usados nos sistemas de produção e consumo e garantir que os resíduos possam ser assimilados pelos sistemas ecológicos.





Teatro e Música: "Turma da Mônica em um plano para salvar o Planeta"
5º ano 
Profª: Adriana


Para mudarmos o mundo, precisamos reconstruir as bases de nosso relacionamento, pautado na harmonia, no respeito, na reverência pela natureza e na consciência de que a vida, para continuar existindo, depende da interdependência de todos os seres vivos.





 

Dança e música: "Aquarela do Brasil "
Turmas: 2º e 4º anos 
Professoras: Daniela e Thiciana

Sei que o mundo é mais que a casa, mais que a rua, mais que a escola, mais que a mãe e mais que o pai. Sei que é grande e cheio de belezas multi cores... 




Poesia: "Turma da Monica e as Cores"
Declamada pelas alunas: Amanda e Khatlyn 
 3º ano
Profª: Nilsa

O consumismo desenfreado que rege o modo de vida de muitas pessoas, leva-as a comprar coisas desnecessárias, a gastar mais dinheiro do que seria preciso para se manterem. Com isso, alimentam o modo de produção extrativista, contribuindo para a degradação dos recursos da natureza. Devemos procurar desejar somente o que necessitamos para viver. 





Rap do Meio Ambiente 
 5º ano 
Profª: Adriana


Aceitar que, com o direito de possuir, administrar e usar os recursos naturais, vem o dever de prevenir os danos ao meio ambiente e de proteger os direitos das pessoas. Assumir que, com o aumento da liberdade, dos conhecimentos e do poder, vem a maior responsabilidade de promover o bem comum.




Músicas: "O sol"
 "É preciso saber viver"
 Acompanhamento musical violão

 8º ano

Azul os mares, as águas o céu...
Verde? As árvores de esperança, isso tudo contagia o coração de uma criança. A natureza esquecida clama a justiça, a natureza já não tem tanta beleza. Ela está perdendo a cor, e para ajuda-lo basta um pouco de amor.Pois, preserva-la não é nada mais que um dever, é ajuda-la a viver. Mas não preciso de olhos para ver, nem de mãos para tocar, mas preciso de coração para sentir. Sentir que um dia a Terra pode melhorar. 





Aluna: Khatlyn canta a música: Dona Cilá de Maria Gadu
 3º ano 
Profª: Nilsa 

A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros ou arriscar a nossa destruição e a diversidade da vida. São necessárias mudanças fundamentais em nossos valores, instituições e modos de vida. O espírito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida é fortalecido quando vivemos com reverência o mistério da existência, com gratidão pelo dom da vida e com humildade em relação ao lugar que o ser humano ocupa na natureza.



"Dança Pau de Fita"

Turmas: 5º e 6º anos
 Profª: Ana Teresa

A humanidade é parte do vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, é viva como uma comunidade de vida incomparável. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a preservação da vida.



7º ano 
Música: "O caderno" e poema: Homenagem ao Trabalhador
Profª: Elenice


Quanto mais a ciência se desenvolve, mais definitivamente se percebe da importância que todos os seres vivos possuem para a manutenção da vida em nosso planeta e para o bem estar de toda a humanidade.

Participação do Grupo da 3ª Idade de Indaial
















Grupo de Dança da 3ª idade 

A natureza nos presenteou e continua a presentear com muitas belezas e muitos recursos para que pudéssemos ter uma vida digna e agradável. Mas, não é somente para nós que estão disponíveis esses recursos e essas belezas. Elas devem estar disponíveis, também, para as futuras gerações.























Grupo de Dança
 5º ao 9º ano

Músicas: “Pout Pourri”- Temas de Novelas 
Profª: Tayla  


PROVA 9 – AMBIENTE ONLINE 

BLOG DA ESCOLA BÁSICA MULDE BAIXA

Nessa prova a função é criar um blog com informações relacionadas a Gincana Ambiental e o Meio Ambiente. O Blog ficou sob responsabilidade da professora de informática pedagógica: Débora. Visto que o blog será usado para postagens de todas as atividades, eventos e fotos da escola.


 Blog - Profª: Débora Mabel



BLOG DA ESCOLA BÁSICA MULDE BAIXA
escolamuldebaixa.blogspot.com.br



PROVA 10 – CIRCUITO DE PROVAS DE RESISTÊNCIAS 
                            E CONHECIMENTOS SOBRE O TEMA



Alunos do 5º ao 9º ano acompanhadas das professoras: Ana Tereza e Débora

















































3º lugar na Gincana Ambiental 2012 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog da Escola Básica Mulde Baixa entrou no espírito natalino.....que dezembro venha com muitas alegrias, esperanças renovadas, aprendizagens, fé.....E QUE VENHA 2015....